Sobre

CarioBra - Sociedade Brasileira de Cariologia

Criamos uma Sociedade Brasileira de Cariologia a CarioBra. A antiga ABOPREV transformou-se em CarioBra. Por quê? Porque uma Sociedade Brasileira de Cariologia? O que é a Cariologia?

A ABOPREV como o Professor Hamilton Bellini escreveu (vide histórico da ABOPREV neste site) teve um papel preponderante na promoção de saúde bucal no Brasil. Foi uma sociedade onde conceitos de promoção de saúde foram estudados e difundidos entre os cirurgiões dentistas, estudantes de odontologia e para a comunidade em geral. A ABOPREV foi responsável pela implementação de várias ações de promoção de saúde bucal devido seu trabalho com a comunidade e as instituições governamentais. O ABOPREV contribuiu de maneira decisiva na incorporação dos conceitos de promoção de saúde em diferentes associações de cirurgiões dentistas como a Periodontia, Odontopediatria, entre outros. No Brasil não havia, entretanto, nenhuma Associação que representasse os cirurgiões dentistas e estudantes de odontologia vinculados à disciplina de Cariologia, disciplina que estudo a cárie dentária desde o seu processo até o tratamento da sequela desta doença.


A disciplina de dentística tem passado por mudanças radicais. Durante décadas, o diagnóstico da doença cárie esteve centrado na identificação clínica da sequela da doença, a cavidade de cárie. O tratamento envolvia apenas o reparo das consequências da destruição dos tecidos dentários, o tratamento restaurador da cavidade de cárie. Somente nas últimas décadas, com base em dados epidemiológicas demonstrando o fracasso da odontologia restauradora associados ao melhor entendimento do processo da doença tornou-se evidente a possibilidade de prevenção e controle da cárie dentária. Seu tratamento não deve ser baseado no tratamento da cavidade cariosa, e sim no diagnóstico da atividade de cárie e no controle dos fatores envolvidos no processo da doença. O tratamento restaurador deve ser o tratamento da cavidade de cárie baseado no entendimento do processo da doença.

Frente a estas mudanças no entendimento do diagnóstico, prevenção, tratamento da doença e tratamento restaurador, criamos a CarioBra (Sociedade Brasileira de Cariologia) com a finalidade de discutir de forma integrada o conhecimentos biológicos e físicos químicos básicos do processo da formação da lesão, diagnóstico da doença, decisão de tratamento, medidas preventivas, tratamento da doença cárie e o tratamento restaurador.


Devido as razões acima expostas, em reunião no dia 28 de abril de 2015, na Assembleia Extraordinária da ABOPREV, decidimos transformar a ABOPREV em CarioBra – Sociedade Brasileira de Cariologia.

Diretoria (Biênio 2015-2017)

Marisa Maltz

presidencia@cariobra.com.br

Presidente


Cínthia Pereira Machado Tabchoury

Primeiro Vice-Presidente


Fausto Mendes

Segundo Vice-Presidente


Lidiany Karla Rodrigues

Terceiro Vice-Presidente


Juliana Jobim Jardim

secretaria@cariobra.com.br

Secretária


Rodrigo Alex Arthur

financeiro@cariobra.com.br

Tesoureiro


Heliana Mestrinho

Luana Severo Alves

Livia Tenuta

Conselho Fiscal


Estatuto

Clique aqui para visualizar